Outubro 18, 201722 7330430geral@espe.pt

Prémios

Projeto “Blindsenses”, vencedor de um concurso promovido pala Fundação da Juventude (em 2014)

A escola criou um roteiro turístico para a cidade do Porto, o qual permite aos turistas invisuais conhecer e visitar a cidade através dos outros quatro sentidos: o tacto, o paladar, a audição e o olfacto. O roteirofoiassociadoao Cluster Sea Cities do projeto KIICS (Knowledge Incubation in Innovation and Creation for Science).

 

Projetos premiados na 13.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola (em 2016)

 

CAPACETE INTELIGENTE PARA CICLISTAS

Este projeto consiste na criação de um dispositivo de baixo custo e de pequenas dimensões para integração num capacete convencionalpara ciclistas, permitindo a deteção de uma paragem abrupta/queda de um ciclista. Este dispositivo integrará um conjunto de sensores que permitem a monitorização constante da posição e aceleração do ciclista.

Caso exista uma paragem repentina ou o ciclista fique numa posição horizontal inativa durante algum tempo, o dispositivo irá conectar-se ao telemóvel do ciclista enviando uma mensagem para um número predefinido alertando para a eventual possibilidade de ocorrência de um acidente, podendo ainda facultar a informação da sua georreferenciação através de uma mensagem escrita.

Este capacete incorporará ainda duas luzes Pisca que indicam a intenção do ciclista para mudar de direção. Para tal, o ciclista apenas terá de inclinar ligeiramente a cabeça para a esquerda ou para a direita, indicando desta forma a sua intenção de virar.

 

CIDADÃO ATIVO

Através do seu dispositivo móvel, o cidadão comunica ao Município, em tempo real e de forma rápida e intuitiva, alertas para todos os problemas detetados no espaço público, incorporando informação visual dos problemas, assim como a sua georreferenciação.

O cidadão torna-se assim, parte integrante de um município sem problemas.

A manutenção da qualidade do espaço público é, hoje e sempre, um dos grandes desafios das autarquias. O munícipe, cidadão consciente e informado, exige atenção e rapidez de atuação na resolução de problemas.

Com este projeto propomos que cada cidadão seja cada vez mais interveniente e ativo num processo de manutenção dos espaços públicos.

Com este projeto pretendemos oferecer um canal de comunicação único e diferenciado, rigor na informação, automatização da comunicação entre o cidadão e o município, melhorar a eficiência dos serviços e recursos envolvidos na intervenção e devolver ao cidadão o feedback sobre a resolução do problema detetado e reportado.

 

 

TOURISM FOR ALL

O projeto consiste na criação de um site que facilitará o acesso a conteúdos turísticos a turistas com deficiência. O turista poderá aceder através de QR Codes colocados nos locais turísticos que visitam, a conteúdos relacionados com os mesmos locais e adaptados ao seu tipo de deficiência. Neste caso as deficiências em foco serão a auditiva e a visual. Através da colocação de QR Codes em locais de relevância turística, o turista acederá ao site onde terá conteúdos disponíveis em vídeo, áudio e texto adaptados à sua necessidade. No caso dos turistas invisuais o QR Code estará em Braille. Este QR Code dará acesso à informação turística do local, remetendo ainda parasugestões de locais similares a visitar e roteiros turísticos a realizar. Assim, o turista poderá aceder a informação detalhada sobre os locais que visita através de telemóvel ligado à internet, tornando-o mais independente nas suas visitas e obtendo informação mais fiável de uma forma mais cómoda, económica e adaptada às suas necessidades.

 

 

 

Projetos premiados na 14.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola (em 2017):

 

“Car AssistanceRescue”

O projeto está a ser desenvolvido no curso de Mecatrónica. Consiste na criação de um dispositivo de baixo custo e de pequenas dimensões para integração em qualquer tipo de viatura, permitindo a deteção de uma paragem abrupta/embate. Este dispositivo integrará um conjunto de sensores que permitem a monitorização constante da aceleração e localização georreferenciada da viatura. Caso exista uma desaceleração abrupta e/ou capotamento da viatura, o dispositivo irá conectar-se ao telemóvel do condutor enviando um sms para um número predefinido alertando para a eventual ocorrência de um acidente e facultando a informação da sua georreferenciação através de uma mensagem escrita.

Pretende-se que este dispositivo possa ser interligado à buzina e ao sistema de gestão das luzes da viatura de forma que estas possam ser acionadas automaticamente após o envio das mensagens, facilitando a localização da viatura durante o dia ou a noite. Com este mesmo dispositivo, podemos ainda facilitar a sinalização assistida de travagem de emergência.

 

Porto Sentido | Porto Sense

O projeto Porto Sentido | Porto Sense está a ser desenvolvidopelo Curso de Receção. Compreende a dinamização de três outputs, ou seja, a criação de diferentes roteiros turísticos especialmente concebidos com o intuito de possibilitar uma maior autonomia aos visitantes com mobilidade reduzida. Serão ainda criados vídeos explicativos dos diferentes recursos turísticos a visitar em Língua Gestual Portuguesa, que poderão ser visualizados com grande facilidade no tablet ou telemóvel do visitante, assim como a criação de recursos gráficos em 3D dos diferentes monumentos a visitar, melhorando assim, de uma forma substancial a sua experiência turística na cidade do Porto.

 

“ICC – Iogurte Com Colher”

O projeto do curso de Comércio partiu de uma dificuldade comum já sentida por quase todas as pessoas: saborear verdadeiramente um iogurte sólido sem ter uma colher. À medida que eram exploradas várias hipóteses, surgiram mais questões: É possível, aplicando uma nova tecnologia na embalagem, aumentar a eficiência no armazenamento? É possível reduzir o impacto ambiental? É possível intervir, com esta mudança, a nível social? Assim, nasceu a “ICC – Iogurte Com Colher”, a ideia de uma embalagem inovadora que vem revolucionar as embalagens tradicionais de iogurte, porque, para além de ter uma colher incorporada, assume um formato que poupa espaço de armazenamento.

Contacte-nos

Envie-nos um email e entraremos em contacto consigo.