Novembro 21, 201822 7330430geral@espe.pt

A ESPE COMEMOROU O DIA DA COMUNIDADE

Home / Noticias / A ESPE COMEMOROU O DIA DA COMUNIDADE
No dia 05 de maio, a ESPE voltou a juntar-se no Centro Multimeios para celebrar o tradicional Dia da Comunidade Escolar. Trata-se de um evento que tem por objetivo apresentar a toda a comunidade escolar os Trabalhos de Projeto de Turma que são dinamizados anualmente por cada turma/curso ao longo de alguns meses.

O tema este ano foi “A ESPE dá-me ferramentas para tornar fácil o que parece difícil”.
Numa relação de interdisciplinaridade, os alunos sob a orientação do Coordenador de Curso e com a colaboração de alguns professores desenvolvem o tema. No início, é feita uma abordagem e apela-se à criatividade de forma a que os projetos sejam interessantes e se mostre, de facto, a influência que a escola exerce sobre cada um.
Os trabalhos finais foram diversificados, primando pela qualidade e criatividade.

O curso de Comércio simulou um percurso pela nossa cidade, enquanto ia esclarecendo dúvidas e explicando termos específicos da área de formação. O objetivo era articular as várias disciplinas do curso com a prática comercial. No final, os alunos simularam uma montra alusiva ao Mundial de Futebol, repleta de cor e de vivacidade.

No curso Receção, os alunos revelaram os seus dotes também musicais e através de uma música apresentaram com criatividade as disciplinas do curso e a forma como são efetuadas as aprendizagens. Foi ainda apresentada a experiência dos alunos na receção, bem como as suas expectativas, através dos seus testemunhos na formação prática em contexto de trabalho.

Os alunos de Turismo demonstraram, através de um sketch teatral, o seu percurso na ESPE, salientando os motivos que os levaram a escolher a área do Turismo e as saídas profissionais do curso. Paralelamente, foram mostrados vídeos com testemunhos, quer de tutores, quer de profissionais do Turismo acerca das competências que os alunos devem desenvolver nesta área e também testemunhos de alunos que se encontram, neste momento, a realizar a formação prática em contexto de trabalho.

No curso de Mecatrónica, o projeto recaiu sobre uma apresentação relativa ao processo de entrada dos alunos no ensino profissional; uma abordagem aos projetos dinamizados pelo curso com particular relevo para os campeonatos de Robótica, onde se distinguem pela excelência a nível nacional e internacional.

Os alunos do curso de educação e formação de Empregado de Andares, já como finalistas, demonstraram todo o seu percurso escolar na ESPE, destacando as aulas práticas, acabando com um testemunho de um encarregado de educação, que refletia sobre o percurso, evolução e aprendizagens dos alunos ao longo do curso e a forma como a ESPE contribuiu para a sua formação e para o seu futuro.

Os alunos de Operador de Logística escreveram uma letra para uma música alusiva ao curso onde deram ênfase ao vocabulário técnico da sua área de formação.

Foi assim que os alunos de todos os cursos da ESPE deram a conhecer aos pais, aos representantes da autarquia e de outras entidades o que de bom se faz na nossa escola, tendo havido ainda oportunidade para distinguir e premiar as equipas vencedoras de torneios desportivos e de concursos , assim como para a imposição das insígnias aos alunos do primeiro ano.

E para encerrar esta iniciativa, alunos e professores subiram ao palco para entoarem o hino da ESPE.

Recent Posts

Leave a Comment

Contacte-nos

Envie-nos um email e entraremos em contacto consigo.