Novo Curso de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria iniciou em força

Escola Profissional Espinho

Novo Curso de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria iniciou em força

A nova turma do Curso de Técnico (a) de Cozinha/Pastelaria realizou no dia 20 de março uma visita de estudo muito técnica a algumas das principais unidades hoteleiras do Porto e de Vila Nova de Gaia.

A primeira foi ao The Yeatman Hotel.

Foram recebidos pela Dra. Margarida Pinto Leite, do departamento de Recursos Humanos. O Hotel The Yeatman é considerado um hotel vínico de 5 estrelas pertencente ao luxuosíssimo grupo Relais & Chatêaux. O edifício tem uma arquitetura e decoração em estilo Inglês, distribuído por 5 pisos com decorações personalizadas, associadas ao Vinho do Porto e às regiões demarcadas de Portugal. A turma teve a oportunidade de visitar um quarto Standard, a zona exterior da piscina e jardim, o restaurante, o bar, a biblioteca, o ginásio, o SPA, a piscina interior, o Kids Club, as áreas de receção de mercadorias e as duas cozinhas. O Chef de Cozinha, João Carvalho, detalhadamente explicou o funcionamento do serviço de cozinha dos Restaurantes Orangerie e Gastronómico, em particular os cuidados com a escolha das matérias primas, a confeção e apresentação dos pratos, a laboração dos menus, a gestão de pedidos especiais e a gestão da equipa de cozinha.

A visita prosseguiu para o Restaurante Barão Fladgate, das Caves Taylor’s., onde esperava o grupo o Chef Ricardo Cardoso, que mostrou detalhadamente as instalações da sua cozinha e pastelaria, a carta que é servida, os cuidados relacionados com o serviço e a sua equipa de trabalho.

A turma visitou ainda The Artist Porto Hotel & Bistro, tendo sido recebido pelo Chef Hugo Dias, que explicou em que consiste a carta baseada em momentos, onde o cliente não escolhe a sua refeição, sendo assim surpreendido pelas escolhas do Chef para aquele dia. Um conceito extraordinário, completamente diferente do habitual. O grupo ficou a conhecer também os diferentes espaços da unidade hoteleira, com destaque pela sua incrível cozinha.

E assim os alunos do novo curso vão progredindo na sua formação, enriquecida com o conhecimento in loco de conceitos, de práticas e de espaços laborais.

No Comments

Add your comment