Novembro 20, 201822 7330430geral@espe.pt

Premiados do Concurso Projeto Ciência na Escola

Home / Noticias / Premiados do Concurso Projeto Ciência na Escola

Tomada Inteligente (ESPE)
Trata-se de um dispositivo eletrónico intercalar aplicado numa tomada, com capacidade para enviar alertas via Wi-Fi ao seu utilizador sobre o tempo de utilização de um determinado eletrodoméstico e que permite ao utilizador evitar ficar com a incerteza de que algum equipamento ficou ligado quando sai de casa.
Plataforma Agrícola (ESPE)
Consiste num sistema de uma plataforma web e mobile que organizará a procura de terrenos para cultivo. A finalidade do projeto centra-se no agrupamento de terrenos num único local para melhor identificação das qualidades do mesmo para futura cultivação, podendo agregar características à renda como integrar agricultores, venda de produtos para cultivo ou percentagem de aproveitamento do produto.
Ecoponto Inteligente (ESPE)
Este projeto consiste na criação de um dispositivo de baixo custo que se interliga a qualquer ecoponto convencional, permitindo detetar o nível de conteúdo do mesmo e posteriormente comunicar esse estado para uma central. Caso seja atingido o nível máximo, o dispositivo comunica com a central (aplicação para smartphone) que a recolha nos ecopontos está pronta a ser efetuada. Desta forma existirá poupança na gestão dos recursos quanto à recolha do lixo.
Eye shoes (EPROFCOR)
Consiste na criação de um dispositivo, criado com o objetivo de auxiliar invisuais. O EyeShoes tem como princípio de funcionamento a deteção de obstáculos e transmitir para uma pulseira essa informação através de vibração, comunicando dessa forma ao utilizador uma mudança de direção ou obstáculo detetado. Este sistema visa aumentar a qualidade de vida de indivíduos com deficiências visuais, possibilitando uma melhor movimentação em diferentes espaços.
Jacket GPS locater fire department (EPROFCOR)
Este projeto consiste na criação de um casaco que permite localizar e monitorizar os elementos da proteção civil em teatros de operações. Destacam-se neste casaco algumas funcionalidades, tais como a medição de batimentos cardíacos, medição da temperatura interna corporal e temperatura externa, indicação da posição do utilizador (vertical ou horizontal) e a indicação das coordenadas GPS do utilizador. Toda a informação recolhida pelos sensores é enviada para uma central que avalia a situação de risco eminente do bombeiro.
Fisiotec: Equipamento tecnológico destinado à área da fisioterapia (EOM)
Consiste na criação de um dispositivo de baixo custo que permite auxiliar o controlo do fisioterapeuta na prática de exercícios de recuperação. O dispositivo permitirá ao fisioterapeuta observar e alertar se o paciente está a faze-lo de forma correta.
Colete ergonómico EPI – Prevenção de riscos ergonómicos (EOM)
Trata-se de um equipamento de proteção individual para trabalhadores que visa a prevenção de doenças profissionais, fazendo uma leitura em tempo real do risco ergonómico, através da criação de um colete “inteligente”.

Recent Posts

Leave a Comment

Contacte-nos

Envie-nos um email e entraremos em contacto consigo.