Julho 13, 201422 7330430geral@espe.pt

História

Corria o mês de Março de 1990, quando aquele que viria a ser o fundador da escola passeava com a família na baixa portuense se cruzou com o Director do GETAP ­Gabinete de Educação Tecnológica Artística e Profissional. Após trocarem algumas palavras sobre o ensino, surgiu o desafio de criar em Espinho um estabelecimento de ensino profissional. Decidindo ali mesmo agarrar esse projecto, o Dr. Valdemar Martins tratou de iniciar todas as diligências necessárias para ver concretizada essa iniciativa de suma importância para o ensino em geral e para Espinho em particular.
O primeiro passo prendeu-se com a procura de instalações, as quais condicionavam as alternativas e encareciam o preço. A urgência da decisão e a fácil adaptabilidade de um edifício em construção na Rua 36 levaram-no a negociar os dois pisos térreos com promessas de conclusão a tempo de iniciar o ano lectivo. E uma vez formalizada esta opção perante o pró­prio GETAP, que visitou as instalações em construção através do Dr. Manuel Porfírio, iniciou-se uma outra tarefa, também complicada, que foi a procura de alunos.

A criação formal efectiva da Escola Profissional de Espinho, com a assinatura do Contrato – Programa deu-se pelas 11:00 horas do dia 23 de Agosto de 1990, ao abrigo do Decreto- Lei 26/89 de 21 de Janeiro.

Numa dinâmica já de funcionamento, ano após ano, a escola tem vindo a inovar e a implemen­tar um projecto educativo/formativo dinâmico, que envolve toda a comunidade escolar, particularizando os jovens alunos (seus direc­tos destinatários) e seus pais, bem como os docentes (enquanto sujeitos activos da forma­ção). Abrange igualmente o mundo empre­sarial e instituições locais, nomeadamente autarquias, associações profissionais e sec­toriais e entidades diversas. E, sempre com os olhos postos nos alunos, a instituição esforça-se pelo seu sucesso, privilegiando a qualidade do ensino, a inovação e o entrosamento da Escola no tecido empresarial e social da região.

Contacte-nos

Envie-nos um email e entraremos em contacto consigo.