A nossa

HISTÓRIA

Em setembro de 1990, apenas um ano depois da criação das primeiras escolas profissionais, nascia a ESPE. Cresceu, cresceu, até se tornar numa escola profissional de referência, tendo passado por muitas vicissitudes, que esquecemos, e por muitíssimas mais alegrias, que recordamos. O nascimento e a criação sempre foram fases difíceis para tudo, mas cá estamos e continuaremos cheios de confiança no amanhã e plenos de sonhos a concretizar, assim o tempo nos permita.

Desde 1990 ao serviço da educação

31

ANOS

120

CURSOS

7000

ALUNOS

A ESPE é um projeto permanentemente sonhado e renovado, que nasceu de uma vontade intrínseca do desafio da inconformidade e da renúncia à acomodação.

 

Teve por patrono o Externato Oliveira Martins, que apadrinhou a criação da ESPE, foi a sua entidade instituidora e transmitiu-lhe a sua experiência pedagógica e a rede de parcerias com empresas, que muito contribuíram para o sucesso desta nova escola.

 

Posteriormente, decorridos 10 anos, deu-se o desenraizamento da ESPE do Externato, ao ser constituída a CEPROF – Centros Escolares de Ensino Profissional, Lda., para assumir a propriedade da ESPE.

 

A partir desta altura, ocorreu a alavancagem da ESPE com o desenvolvimento do seu próprio projeto educativo, o que contribuiu para o seu crescimento e obrigou a alguns investimentos em instalações. A primeira alteração foi a separação dos cursos profissionais de Hotelaria e de Turismo dos restantes cursos, permanecendo os primeiros nas instalações da Rua 36 e transitando os restantes para a Rua 30. Posteriormente, ampliaram-se as instalações na Rua 30 para concentrar toda a Escola, até que, no ao letivo 2013/2014, a ESPE foi dotada de novas e definitivas instalações plenas de valências, na Rua 27.

 

Venceu a vontade, a persistência, a perseverança, o otimismo, e assim cá estamos orgulhosos por uma das melhores escolas profissionais do país, mantendo a vontade de prosseguir na senda do crescimento.

 

O mérito desta grande escola é de todos os que estiveram com ela, dos que estão neste momento, da ousadia dos seus mentores e da capacidade de resiliência para ultrapassar as fases mais difíceis que assolam a generalidade das entidades.

 

Acreditamos que a ESPE do amanhã venha a ser uma escola ainda maior, mais tecnológica e mais exemplar.