Clube de Robótica

O Clube de Robótica – Oficina da Robótica é um espaço aberto de trabalho e de partilha de informação, orientado para a criação e programação de robôs, de modo a desenvolver competências num ambiente multidisciplinar, onde são abordados conceitos e perspetivas diferenciadas para a resolução de problemas.

As atividades desenvolvidas na Oficina de Robótica baseiam-se em cinco pilares: Desenho Técnico, Desenho Assistido por Computador, Impressão 3D, Eletrónica e Programação de Microcontroladores. A abordagem dos conteúdos varia consoante os projetos e concursos em que os alunos participam ao longo do ano letivo. 

 

Competências a desenvolver no Clube de Robótica:

  • Aprender os comandos básicos de programação em C:
  • Programar microcontroladores – Arduino, ESP32;
  • Verificar o funcionamento do Raspberry PI e a sua integração com NODE-RED;
  • Desenvolver aplicações no MIT AppInventor, utilizando a programação visual e por blocos.
  • Aprender a utilizar e a realizar montagem na placa de ensaio;
  • Aprender a soldar os componentes;
  • Programar o Bluetooth HC-05;
  • Programar motores DC e servo motores;
  • Programar openMV
  • Construir e montar um robô;
  • Verificar o funcionamento de diversos sensores;
  • Aprender a desenhar objetos em 3D
  • Utilizar a impressora 3D para a impressão de Objetos