O Clube de Robótica – Oficina da Robótica é um espaço aberto de trabalho e de partilha de informação, orientado para a criação e programação de robôs, de modo a desenvolver competências num ambiente multidisciplinar, onde são abordados conceitos e perspetivas diferenciadas para a resolução de problemas.
As atividades desenvolvidas na Oficina de Robótica baseiam-se em cinco pilares: Desenho Técnico, Desenho Assistido por Computador, Impressão 3D, Eletrónica e Programação de Microcontroladores. A abordagem dos conteúdos varia consoante os projetos e concursos em que os alunos participam ao longo do ano letivo.
Competências a desenvolver no Clube de Robótica:
- Aprender os comandos básicos de programação em C:
- Programar microcontroladores – Arduino, ESP32;
- Verificar o funcionamento do Raspberry PI e a sua integração com NODE-RED;
- Desenvolver aplicações no MIT AppInventor, utilizando a programação visual e por blocos.
- Aprender a utilizar e a realizar montagem na placa de ensaio;
- Aprender a soldar os componentes;
- Programar o Bluetooth HC-05;
- Programar motores DC e servo motores;
- Programar openMV
- Construir e montar um robô;
- Verificar o funcionamento de diversos sensores;
- Aprender a desenhar objetos em 3D
- Utilizar a impressora 3D para a impressão de Objetos