Com a evolução de modelos, conceitos e da legislação, torna-se necessário que a escola, enquanto organização inteligente e reflexiva, se adapte aos/às alunos/as.
A nossa escola não é apenas um local de aprendizagem, é também um local de reunião, de encontro.
A escola possui uma atmosfera e uma organização que favorece o estabelecimento de relações sociais e de amizade entre todos os que a frequentam.
Desta forma, a intervenção tem sempre como base o estilo próprio de cada jovem e as suas necessidades específicas, sendo, por isso, necessário perspetivar uma intervenção multidimensional, que conduza ao sucesso escolar.
Assim, o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) é uma estrutura que permite um contínuo de respostas educativas, com objetivos específicos, de forma a garantir os mecanismos de sustentabilidade da educação inclusiva para os nossos alunos.
Programa de acolhimento dos/as novos/as alunos/as, que busca envolver quem dá provas de boa atitude e de investimento académico, fomentando a solidariedade e a responsabilidade.
Facilita a integração, potencia o rendimento escolar e a motivação para a aprendizagem.
Cada tutor/a / Mentor/a tem como propósito: Proporcionar um acompanhamento seguro e personalizado; Criar motivação; Dotar o/a aluno/a de informação que o/a ajude a ter rotinas e métodos de estudo. Ensinar a trabalhar para os resultados; Manter uma atitude de apoio, firmeza e exigência no cumprimento das normas e no seguimento das indicações da equipa formativa; Estabelecer rotinas sistemáticas que favoreçam hábitos de ordem e trabalho: preparar os materiais para a aula seguinte, prontidão para começar a aula, na mesa (local de trabalho) apenas estar o material essencial para evitar perda de tempo e distrações.
Ajuda e suporte prestado por um/a colega de turma, que se identifique com o aluno/a e com a matéria em estudo.
Ajuda os alunos/as no planeamento do estudo, assim como na construção de hábitos e objetivos de trabalho.
No âmbito escolar e profissional, apoia os/as alunos/as no processo de escolha de um projeto de vida. São realizadas sessões individuais e de grupo com dinâmicas variadas, que ajudem os/as jovens numa melhor definição de objetivos e interesses escolares e profissionais.