A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) formalizada com base no Decreto – Lei n.º 54/2018, de 6 de Julho, tem como propósito garantir o processo de identificação das barreiras à aprendizagem, a operacionalização da diversidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e o acompanhamento e monitorização da aplicação das mesmas, numa abordagem multinível, contínua, relevando o percurso escolar do/a aluno/a e o seu perfil à saída da escolaridade obrigatória.
Nos nossos dias a inclusão na escola em particular e na sociedade em geral é um princípio aceite e de alguma forma praticado, tendo como suporte legislação e convenções internacionais. Esta clara mudança de atitudes ao longo dos tempos tem como pressuposto a construção do conceito de “ambiente o menos restritivo possível”, que centra a intervenção nas necessidades do jovem e na sua inclusão plena. A educação é assim reconhecida por todos como um direito humano fundamental.
O nosso trabalho em equipa pode ser definido como um grupo de pessoas que trabalham cooperativamente para atingir objetivos comuns, apresentam papeis diferenciados e usam um sistema elaborado de comunicação – forma de agir básica da espécie humana. Deste modo, a EMAEI exige, enquanto equipa, um elevado nível de profissionalismo e de competência no desempenho das suas responsabilidades.