As efemérides são momentos que assinalam datas importantes na história, cultura ou eventos significativos. Celebrá-las é reconhecer a nossa identidade e memória coletiva. Permitem-nos refletir sobre conquistas, desafios e valores que moldaram a sociedade. Além disso, as efemérides promovem a união, gerando momentos de partilha e comunhão. Ao celebrá-las, preservamos tradições e fortalecemos laços afetivos. São oportunidades para educar e sensibilizar gerações futuras, transmitindo-lhes conhecimento e valores. Os Serviços de Psicologia e Orientação são os promotores da celebração anual dos seguintes dias mundiais e/ou internacionais:
- 5 de outubro – Dia Mundial do Professor – reconhece a importância dos educadores na formação das gerações futuras. É um momento para valorizar o seu papel inspirador e dedicado na construção de um mundo mais justo e igualitário através da educação.
Na nossa escola promove-se a visão positiva dos/as docentes usando estratégias como a entrevista e/ou o elogio.
- 10 de outubro – Dia Mundial/Internacional da Saúde mental- neste dia lembra-se a importância de cuidar da mente e do bem-estar emocional. É uma oportunidade para promover a sensibilização, combater o estigma e encorajar o apoio mútuo.
Na nossa escola estimula-se a reflexão sobre hábitos/costumes que cada elemento da comunidade escolar adota para proteger a sua saúde mental.
- 11 de janeiro- Dia Internacional do Agradecimento ou do Obrigado/a- celebra a arte de reconhecer e valorizar os gestos, pessoas e momentos que enriquecem as nossas vidas. É uma oportunidade para expressar gratidão e cultivar uma cultura de apreço, fortalecendo os laços humanos e alimentando a alma com generosidade e amor.
Na nossa escola estimula-se o OBRIGADO/A entre docentes, alunos/as e não docentes, através da oferta de pulseiras brancas. Procura-se criar um clima emocional positivo na escola e que este seja levado também às famílias.
- 24 de março- Dia Nacional do Estudante – celebra o papel dos/as estudantes na construção de um futuro promissor, a sua dedicação à aprendizagem, à busca do conhecimento e à defesa dos seus direitos. É uma ocasião para reconhecer a vitalidade da juventude e o seu compromisso com a transformação social e cultural.
Na nossa escola promove-se a visão positiva dos/as alunos/as usando estratégias como a entrevista e/ou o elogio.